A história da pizza no Brasil está ligada intimamente com o processo de imigração italiana em São Paulo. Tudo começou no Brás com a já extinta Cantina Santa Genoveva, inaugurada em 1910. A mais antiga pizzaria ainda em funcionamento é a Castelões, fundada em 1924.

A pizza é símbolo da gastronomia paulistana – Atualmente existem quase 6 mil pizzarias, responsáveis por 1.4 milhão de redondas consumidas diariamente. É a segunda cidade do mundo em pizzarias, só perdendo em quantidade para Nova Iorque.


Desembarque de imigrantes no Porto de Santos (SP), 1907

A São Paulo das pizzarias é uma cidade democrática: conta com uma infinidade de recheios (estima-se que existam atualmente cerca de 230 diferentes), tem pizza quadrada, de metro, pizza doce com e sem sorvete, em formato de cone, e até rodízio. E há espaço para todos, sem brigas.

Com tantas opções, destacar-se num mercado tão disputado não é fácil: além de fazer redondas com esmero, é preciso ter um canal de delivery rápido e eficiente E/OU oferecer um ambiente, independente dos aspectos de decoração, que faça o cliente sentir-se em casa.


Pizza Torinese, 1900 Pizzeria (foto: cortesia do twitter @1900pizzeria)

Outro diferencial é o segmento de “Pizzas Gourmet”, que valoriza criações exclusivas preparadas com itens sofisticados: presunto cru, linguiças especiais (cordeiro, javali, etc.), queijos refinados (brie, gruyère, etc.), tomates importados da Itália e alcachofra são apenas alguns, mas há até quem ofereça pizzas com trufas. Como resultado de tal exclusividade, o preço vai nas alturas.


Pizza Fonduta, Pizza Bros (foto: cortesia da pizzaria)

Dizem (e eu concordo) que não existe fidelização na gastronomia, mas com pizza é diferente. Se o cliente gosta de uma pizzaria, ele vai voltar e provar outros sabores, vai pedir delivery, vai levar a família e os amigos, vai falar no trabalho que “é a melhor pizza que já comeu”, mesmo que seja a pizzaria da esquina de casa.

Em SP existem revistas especializadas em gastronomia que adoram publicar rankings com as “melhores pizzarias da cidade”. O trabalho dessas revistas é importante pois ajuda a elevar a qualidade dos estabelecimentos, mas o grande barato da cidade é que jamais existirá uma unanimidade por uma simples razão: SP tem a felicidade de ter muitos ótimos restaurantes.

Eu sou louco por pizza. Se pudesse, comeria todo santo dia. Após conhecer tantos lugares e provar uma infinidade de recheios, montei uma lista com o que, na minha opinião, existe de mais espetacular na cidade, que chamo de “10 pizzas para comer antes de morrer”:

Ráscal – Rede conhecida pelo imbatível bufê de saladas, antepastos e massas, pelas sobremesas gigantes, e por tratar as redondas com muito carinho. Um dos poucos lugares em SP onde é possível comer pizza na hora do almoço, assim como escolher a altura da massa – fina, média ou grossa. As pizzas Catupiry com Peru e Rascal IV (cogumelos variados e mussarela de búfala) viciam de tão boas, mas na minha opinião nada se compara à inesquecível Calabresa Curada – após comê-la, você nunca mais verá uma pizza calabresa do mesmo jeito. Para beber, suco de uva “Casa de Madeira”, com a assinatura da Casa Valduga.

Para saber os endereços e horários de funcionamento, consulte o site do Ráscal: http://www.rascal.com.br/.


Pizza Calabresa Curada, Ráscal (foto: cortesia do twitter @GrupoRascal)

1900 Pizzeria – Rede especializada em pizzas de massa média e crocante, entre as melhores da cidade. Prima pelo excelente atendimento e eficiente serviço de delivery. A inusitada pizza de Javali (mussarela de búfala, lingüiça de javali e alho poró) surpreende pela leveza e agrada os paladares mais exigentes – a carne de javali é mais forte, saborosa e com baixo teor de gordura. Mas a minha preferida é a Torinese (catupiry, provolone, tomate fatiado, alho frito, parmesão), de combinação simples e uma das mais saborosas que já comi – no meu ranking de “melhores pizzas” é Top 3 com certeza.

Para saber os endereços, horários de funcionamento, telefones e áreas de entrega, consulte o site da pizzaria: http://www.1900.com.br/.

Casablanca – Foi-se o tempo em que o cliente entrava numa padaria em busca apenas de cafezinho e pão francês. Esta padoca na Vila Nova Conceição tem restaurante (com concorrido bufê no almoço), lanchonete (lanches bem servidos e uma das melhores coxinhas de frango com catupiry que conheço), confeitaria, loja de conveniência e adega de vinhos. Na minha opinião, faz a melhor pizza de padaria da cidade – redondas de massa média, bastante recheio e borda recheada de catupiry, assadas no forno a gás. As pizzas de Peru c/ Catupiry, Baiana (com a calabresa, picada ao invés de moída, em cima do catupiry), Quatro Queijos (a melhor que já comi EVER) e Palmito c/ Mussarela são imbatíveis.

Endereço: Av. Santo Amaro, 1215 – Vila Nova Conceição (em frente o Campus da FMU)
Telefones: +55 (11) 3842-2148 e 3045-1530
Horário de atendimento: Todos os dias das 5h30 às 23h30
Internet: http://www.padariacasablanca.com.br/


Pizzas Peru c/ Catupiry e Baiana, Casablanca


Pizzas Baiana e Palmito c/ Mussarela, Casablanca

Palmeiras – Padaria gourmet localizada na região da Santa Cecília, ao lado do Elevado Costa e Silva (Minhocão). Muito concorrida na hora do almoço, faz “PF’s” bem servidos. Carro-chefe, a pizza que leva o nome da casa é um verdadeiro “X-Tudo”: massa grossa, tem mussarela, presunto, calabresa, bacon, ovo, cebola, catupiry e pedacinhos de pimentão, além de borda recheada com calabresa e muito catupiry. Uma deliciosa e calórica refeição. Corinthianos e são-paulinos, não se preocupem: o “palmeiras” do nome não é uma referência ao time da Barra Funda. O tema da padaria é a planta palmeiras, desenhada em copos, pratos e guardanapos.

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 268 – Santa Cecília
Telefones: +55 (11) 3666-6054, 3825-4221, 3824-0364 e 3825-3589
Horário de atendimento: Segunda à sexta, das 5hs à meia-noite, sábado das 6hs à meia-noite, domingo das 6hs às 23hs


Pizza Palmeiras, Padaria Palmeiras

Papa Domenico – Localizada na Mooca, tradicional reduto italiano da cidade famoso pela quantidade de pizzarias (são mais de 100), destaca-se pelo atendimento quase familiar e por fazer redondas de massa fina, borda crocante e exageradamente recheadas. A pizza de Mussarela é sensacional, e a de Frango ao Creme (frango desfiado, champignon, creme de leite, presunto, parmesão) é uma das melhores coisas inventadas pelo homem – será eternamente meu Top 1. De sobremesa, peça uma pizza doce sem medo de ser feliz – as diversas opções com chocolate, banana, morango e/ou chocolate são deliciosas!

Endereço: Rua Janguruçu, 58 – Parque da Mooca (pertinho do Clube Juventus)
Telefone: +55 (11) 2069-3333
Horário de atendimento: Domingo à quinta das 18hs à meia-noite, sexta e sábado das 18hs à 1h
Internet: http://www.papadomenico.com.br/


Pizza Frango ao Creme, Papa Domenico

Pizzaria do Angelo – Com quatro décadas de funcionamento, é uma das pizzarias mais antigas e queridas da Mooca, daquelas onde se formam filas na porta e os clientes cativos chamam os garçons pelo nome. Tem balcão onde é possível comer (em pé, lógico) as pizzas da casa em pedaços, feitas com massa fina e muito, muito recheio. Eleita por 8 anos seguidos a melhor pizza da cidade. A pizza de Alho Frito (muito alho e cobertura de parmesão) é de comer de joelhos, assim como a Maravilha (palmito, calabresa, cebola, ervilha, mussarela e alho frito). Faz a melhor Portuguesa de SP, sem concorrentes.

Endereço: Rua Sapucaia, 527 – Mooca
Telefones: +55 (11) 2692-5230 e 2796-7013
Horário de atendimento: Todos os dias das 17hs à 1h
Internet: http://www.pizzariadoangelo.com.br/


Pizzaria do Angelo e seu famoso balcão


Pizza Portuguesa, Pizzaria do Angelo

Speranza – Entidade no Bixiga, é a mais tradicional e uma das mais premiadas pizzarias da cidade. A Margherita deles é uma das poucas unanimidades quando o assunto é pizza. Servida ao estilo napolitano – individuais, inteiras (meia “isso” meia “aquilo” não existe), cortadas em 4 pedaços, devem ser dobradas ao meio e saboreadas com as mãos. Foi a primeira pizzaria na América Latina a receber o selo “Verace Pizza Napoletana”, responsável por promover a culinária e a tradição da pizza napolitana. O Tortano, pão de linguiça napolitano que mais parece um panettone de calabresa, é um atentado à gula e à balança – mas é muuuuuito bom!

Endereço: Rua 13 Maio, 1004 – Bixiga
Telefone: +55 (11) 3284-7509
Horário de atendimento: Segunda a sexta das 18hs à 1h30, sábado das 18hs às 2hs, domingo das 18hs à 1h
Internet: http://www.pizzaria.com.br/

Para mais informações sobre o selo “Verace Pizza Napoletana”, segue link do Wikipedia.

Margherita – Localizada no burburinho dos Jardins, está sempre cheia – não importa o dia, mas parece que ninguém se importa em esperar até uma hora para provar as famosas redondas com massa média ou fina, sofisticada nos ingredientes e nos sabores das pizzas, de borda generosa e sem miséria no recheio. Pra quem não sabe, foi lá que nasceu a famosa pizza de Frango com Catupiry. Minhas preferidas: Country (frango, milho, requeijão), Margherita Especial e a sensacional Burrata (mussarella e tomate sem pele e sem semente; após sair do forno, ganha burrata de búfala e pesto de manjericão). Para acompanhar, a melhor sangria da cidade.

Endereço: Alameda Tietê, 255 – Jardins
Telefone: +55 (11) 2714-3000
Horário de atendimento: Segunda a quinta das 18h30 à 1h, sexta a domingo das 18h30 à 1h30
Internet: http://www.margherita.com.br/

Pizza Bros – Casa do chef Franco Ravioli, é misto de restaurante e pizzaria. Na hora do almoço, oferece aos executivos da região da Faria Lima um concorrido bufê com pratos brasileiros, antepastos, saladas, pratos quentes, sobremesas, pães recheados, quiches e tortas. No jantar, assa redondas de massa média com coberturas inventivas. As inusitadas Fonduta (tomate, fondue de queijo e presunto cru) e Rústica (mussarela de búfala, linguiça picante, aspargos verdes, parmesão e manjericão), além da Cinque Formaggi (gorgonzola, provolone, catupiry, mussarella e parmesão) são imperdíveis.

Endereço: Rua Adolfo Tabacow, 170 – Itaim (mais 2 endereços)
Telefone: +55 (11) 3078-1130, 3078-7566, 3078-9761 e 3078-2136
Horário de atendimento: De segunda a sexta das 18hs à 0h30, sábado das 18hs à 1h30, domingo das 18hs à 0h30
Internet: http://www.pizzabros.com.br/

Kadalora – Faz a melhor pizza do Butantã. Especializada em redondas de massa média, caprichadas no recheio e com a borda transbordando cream cheese, o que na minha opinião torna a pizza espetacular. Delivery eficiente e rápido, com muitos telefones para ligar e um exército de motos para dar conta das entregas. Excelente custo/benefício. Caso você resolva pedir jantar e sobremesa num mesmo pedido, eles inventaram uma borda no meio para separar a pizza doce da salgada. A Toscana é excelente, e a de Atum Especial com Mussarela (atum em pedaços, não ralado) é de outro mundo.

Endereço: Av Benjamim Mansur, 503 – Butantã
Telefones: +55 (11) 3721-2575, 3721-8900, 3725-9986, 3722-4771, 3462-7668, 3722-4934, 3726-7403, 3534-4869 e 3721-8055

Horário de atendimento: Todos os dias das 12hs à meia-noite.
Internet: http://www.kadalora.com.br/

 

 

Fonte – O Viajante Comilão